O que é consórcio?

Conheça todos os benefícios que o Consórcio oferece.

Muitas pessoas não sabem, na prática, como funciona a modalidade consórcio. E muitas vezes, adquirem seus bens (carros, imóveis, terrenos, etc) sem planejamento, e consequência disso, perdem muito dinheiro.

Afinal o que é consórcio? Consórcio nada mais é do que a formação de um grupo de pessoas que têm o mesmo objetivo, adquirir um bem.

Nesse sistema o valor do bem ou serviço é dividido em um prazo previamente definido, e todos os integrantes do grupo contribuem durante todo o período com parcelas mensal.

As parcelas do consórcio são pagas mensalmente até atingir o valor do bem em questão. A contemplação é quando a pessoa é sorteada ou então ela dá um lance para tentar contemplar sua carta de crédito.

O maior lance do mês tem a sua carta de crédito contemplada e aí a pessoa já pode utilizá-la para adquirir o bem. Outra forma, é após a quitação de todas as parcelas do consórcio, quando o consorciado recebe sua carta de crédito.

Entenda como funciona o consórcio

  1. A instituição financeira reúne clientes interessados em comprar um imóvel ou automóvel.
  2. Cada cliente compra uma cota que será paga mensalmente até atingir o valor do bem.
  3. Nas prestações o consorciado paga uma taxa de administração e o fundo de reserva.
  4. A cada mês um ou mais são sorteados para receber a carta de crédito.
  5. O cliente pode dar lances para receber a carta de crédito, o maior lance ganha.
  6. Com a carta em mãos você utiliza o valor para comprar o bem que escolher.

Vale ressaltar que as administradoras ou representantes de consórcio não cobram juros, como acontece nas instituições financeiras, responsáveis pelo financiamento. O que torna esta modalidade ainda mais atraente.

Além, claro, que o consórcio é uma forma segura de investimento, pois há a certeza de que o consorciado receberá o crédito.

Quais são as formas de contemplação do consórcio

Dentro do consórcio você pode ser contemplado de três maneiras:

  1. Sorteio: mensalmente acontece a Assembléia Geral Ordinária onde todos os consorciados concorrem e podem ser contemplados por sorteio e ter o direito de usar a carta.
  2. Lance: você pode ser contemplado dando um lance na Assembleia. Nesse caso, o consorciado que ganhar deverá arcar com o valor oferecido no lance.
  3. Quitação do consórcio: é possível você acessar o investimento quando quitar a dívida.

Além disso, você pode usar o FGTS tanto para quitar o consórcio ou parte dele, ou ainda para dar um lance.

Vale ressaltar que como qualquer empréstimo ou financiamento, o consórcio é uma dívida que precisa ser honrada.

Do contrário, seu nome poderá ser inserido nos serviços de proteção ao crédito, como o Serasa. Quem não quitar suas parcelas, também não tem direito a participar dos sorteios da carta de crédito do plano.

Qual o melhor consórcio

Essa é uma escolha muito pessoal, e varia de acordo com o objetivo e situação do consumidor.

De qualquer modo, existem algumas dicas que pode te ajudar na hora de escolher o consórcio que melhor atende suas necessidades.

Em primeiro lugar, para escolher o melhor consórcio, é preciso escolher um bom representante de administradoras de consórcio. São empresas com autorização do Banco Central do Brasil para gerenciar consórcios.

Opte pelas que oferecem as menores taxas: entre elas estão a taxa de adesão, taxa de administração e o possível fundo de reserva.

Outra dica importante: a empresa deve fornecer ao associado um atendimento cortês e eficiente, em busca de uma solução efetiva.

A Fácil Consórcios conta com uma equipe especializada que garante a você o melhor atendimento.

Como faço para adquirir um consórcio

Primeiramente você precisa escolher um representante de consórcios. Acesse o site da Fácil Consórcios clicando aqui.

Com a escolha feita, entre em contato com a empresa e verifique os planos e todas as alternativas disponíveis.

Ao simular uma compra, por exemplo, você passa a ter uma ideia de todo o planejamento e orçamento necessário para chegar à contemplação. Antes de assinar um contrato, leia atentamente todas as cláusulas, além dos deveres e obrigações que deverão ser cumpridos.

Com a adesão confirmada, número do grupo e da cota em mãos, você já começa a participar das assembleias que distribuem as cartas de créditos aos participantes.

Ficou interessado? Quer saber mais? Acesse o nosso site e fale com o nosso time de especialistas.

Preencha e Receba
uma Simulação. É grátis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *